quem já viu...

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Primeiro Amor



Jesus
AP 2: 1 a 7
Carta à Igreja de Éfeso
1) "Ao anjo da igreja em Éfeso escreva:"Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.
2) Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.
3) Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.
4) "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor".
5) Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.
6) Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
7) "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Existe um estado em nós, os seres humanos, que chamamos de "primeiro amor". Isso pode acontecer em varias áreas da nossa vida sempre que começamos algo, ou experimentamos algo novo.
O primeiro amor no trabalho, na escola, nas amizades, num namoro. É como se fosse um deslumbramento. Eu lembro que tive um primeiro amor na minha experiência com drogas. Só que depois de um tempo percebi o engano que era aquilo, quando já era tarde. Foram quase dez anos de vicio.
Quando conheci o Senhor Jesus tive uma experiência maravilhosa e um novo conceito de amor. Um amor e uma alegria que nunca havia experimentado antes.
Estava vivendo o primeiro amor com Jesus!
Lembro que só de ouvir falar o nome de Jesus ficava tão alegre e tão animado que começava a cantar hinos de louvor em qualquer lugar que estivesse, na rua, no supermercado, no ônibus. Meu coração explodia de gratidão em todo momento e em qualquer situação.
Todo dia participava de cultos e reuniões onde se louvasse e adorasse o Senhor. Lembro com detalhes de uma placa luminosa em neon vermelho escrito: "JESUS BREVE VOLTARÁ". Que eu podia ver quando voltava para casa de ônibus, do alto de um viaduto. Era só ver essa placa que meu coração explodia em jubilo e paixão, e então ficava em pé no ônibus e pregava sobre a volta do Senhor, distribuía folhetos e orava com as pessoas que assim o desejassem. Muitas vezes o motorista precisou parar o ônibus por causa das lagrimas.
A volta de Jesus era o desejo do meu coração.
Mas o tempo foi passando e algo foi mudando em meu coração. Eu passava por aquele viaduto e via aquela placa luminosa mas já não havia tanta empolgação, já não havia tanta alegria. Eu lia "JESUS BREVE VOLTARÁ", mas pensava: -- Mas eu ainda não casei! - ou - Eu ainda não tenho a casa própria- e coisas desse tipo. E o EU começou a ocupar mais espaço no meu coração.
Já não havia tanta gratidão, e comecei a me tornar uma pessoa automática, mecânica. Orava sim, lia a Bíblia sim, mas algo havia ficado para trás. Algo se quebrou. Fazia tudo de forma automática, as orações as canções. Parece que o evangelho se tornou apenas uma religião.
Talvez você, leitor tenha passado por isso, ou esta passando por isso. Parece que tudo ficou na mesmice, tudo muito repetitivo, as orações, as canções, os cultos, os evangelismos, os relacionamentos. E começamos a buscar culpados; líderes, ministros, pastores, esposa, marido. Ai é quando deixamos o primeiro amor com diz o verso 4 (acima).
O que era um evangelho vivo se torna uma religião morta.
Um dia estava voltando no mesmo ônibus, e passando pelo mesmo viaduto, mas algo havia mudado: aquela placa luminosa estava desligada. Não deu para ver o JESUS BREVE VOLTARÁ ao qual estava tão acostumado. Assim como nos acostumamos com os cultos e pregações, e os cânticos que cantamos de forma mecânica.
Mas me chamou a atenção o fato daquela placa estar desligada. E fui para minha casa pensando no assunto. Quando cheguei, depois de jantar e tomar um banho, fui ao meu quarto para orar (de forma automática e mecânica), mas perguntei ao Senhor sobre aquela placa. - Porque será que aquela placa estava desligada? -
Imediatamente o Espírito Santo falou ao meu coração. -- Essa placa não é tão importante assim, mas vejo que a placa do teu coração se apagou também -
Aquela palavra foi como uma faca entrando em mim, e logo abri a Palavra de Deus no texto acima citado (AP 2 : 1 a 7), só que na hora parecia que estava escrito "carta ao Jorjão". Depois de ler esse texto fui invadido de uma tristeza profunda e comecei a chorar, lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele, diz o verso 5.
O candelabro simboliza a presença manifesta de Deus. Não a onipresença, que podemos sentir na natureza, ou no sorriso de uma criança, mas a presença intima do Senhor. Quando não temos essa presença intima, nos tornamos apenas religiosos.
Ai começou a passar tudo em minha mente, desde a minha conversão, os primeiros toques, as primeiras orações, os primeiros evangelismos. E percebi que com o tempo havia me tornado um religioso sem vida.
O que muitos chamam de maturidade eu chamo de religiosidade.
Naquela hora tive um profundo arrependimento e chorei durante muito tempo. Pedi ao Senhor que acendesse novamente o fogo em mim.
Se o seu coração não esta clamando pela vinda do Senhor, algo esta errado, porque em Apocalipse 22: 17 diz:
O Espírito e a noiva dizem: "Vem!" E todo aquele que ouvir diga: "Vem!" Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.
Acontece que durante nossa caminhada começamos a colocar outros tronos em nossos corações. De repente o dinheiro é entronizado e toma o lugar de Deus em nossas vidas, talvez um namoro, um relacionamento ocupa o trono dos nossos pensamentos, ou até mesmo nossos ministérios ocupam esse lugar.
Não é errado você ter dinheiro, ou namoro, ou ministério, etc. Mas o que está errado é entronizar essas coisas, porque ai começamos a deixar o primeiro amor para trás. Coisas e pessoas se tornam mais importantes que Deus. E deixamos o Senhor em segundo plano.
Eu te convido a deixar o Espírito Santo te sondar agora e te mostre se tens outros tronos ocupando o lugar Dele em teu coração.
E assim que o Senhor te falar, entrega tudo para Ele e pede para Ele reinar novamente em todas as áreas da tua vida. Vamos voltar ao primeiro amor!
O espírito e a Noiva dizem Vem!! Vem Senhor!
Toma o teu lugar Jesus!
Paz para o teu coração
Pr. Jorjão Russo ministeriotrio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário